Páginas

domingo, 3 de outubro de 2010

"Sem a Raça Humana Nosso Planeta se Tornaria um Caos"


A região da Praia do Forte no litoral norte do Estado da Bahia, é conhecida nacionalmente por hospedar, dentre outras coisas, a sede nacional do Projeto Tamar. Esta área foi intensamente ocupada desde o "descobrimento" do Brasil. Devido à sua importância estratégica para a defesa do litoral, a região foi escolhida por Garcia d'Ávila para instalar a sua Casa da Torre. A Casa da Torre é também conhecida como "Castelo da Torre"  devido ao seu estilo arquitetônico, similar ao do periodo medieval em Portugal.

 Localização da Casa da Torre em Praia do Forte - Litoral Norte do Estado da Bahia (aprox. 80 km de Salvador).

Mapa histórico da Baía de Todos os Santos. Observar que este mapa já trás a indicação da Torre de Garcia d'Ávila (seta vermelha).

Ruinas da "Casa da Torre" ou "Castelo da Torre" (fonte: link)

A foto aérea abaixo de 1957, nos dá uma idéia do grau de alteração da região no entorno da Casa da Torre.
Região da Praia do Forte - ano 1957
Grande parte da região foi adquirida por Klaus Peter, que criou a Fundação Garcia d'Ávila em 1981.  A área então pouco a pouco se recuperou naturalmente, com a vegetação de Mata Atlântica retornando, o que resultou na criação da Reserva de Sapiranga, no ano de 1999 (veja foto abaixo).

Região da Praia do Forte - ano de 2002. Comparem com a foto de 1957 e vejam a recuperação notavel experimentada pela área. As fotos estão na mesma escala.

Em 2007, Alan Weisman publicou o livro "The World Without Us", que chama atenção justamente para este aspecto, ou seja, sem a presença do homem, a natureza vai retomar rapidamente aquilo que lhe "pertencia". O livro de Weisman, tornou-se um "best-seller" (link) e deu origem a uma série de televisão.
Um trecho de Nova York sem a presença do Homem (fonte: http://www.worldwithoutus.com/)

Isto já aconteceu várias vezes no passado (vejam o exemplo das ruinas maias). Weisman expandiu esta idéia para várias situações hipotéticas, num experimento mental sobre o que aconteceria com a nossa infra-estrutura tecnológica moderna, se de uma hora para outra o homem desaparecesse da face da terra.
Ruinas Maias - Tikal, Guatemala (fonte:http://www.duplooys.com/mayansites/tikal.php). Os Maias modificaram extensivamente a natureza e construiram grandes metropoles que foram retomadas pela floresta, quando foram abandonadas.

Nossos universitários após assistirem o documentário "O Mundo Sem Ninguem", assim se manifestaram sobre o tema:

"O fato é simples, sem a raça humana nosso planeta se tornaria um caos, casas serviriam de abrigo para animais silvestres, plantas e árvores cobririam todo o território do mundo. A devastação seria total ...."

"Sem a presença humana o mundo se tornaria uma floresta fechada. Após 20 anos sem humanidade podemos perceber o quanto os humanos são necessários para a vida na terra....."

"É aterrorizante sentir essa sensação de que não haveria mais a humanidade o caus iria se instalar nesse ambiente ...."

"O Mundo sofre bastante com a intervenção do homem mas depois de assistir esse vídeo podemos observar o quanto que ele também é importante...

Não são apenas os universitários que tem esta compreensão. Muita gente acredita que o "natural" é o mundo construído em que vivemos.

5 comentários:

  1. Ao ler o titulo do blog, me pergunto se os universitários refletiram para quem ou o que o tal "caos" seria. Certamente que não para a natureza, afinal, sem nós, estaria "indo muito bem, obrigada"...

    ResponderExcluir
  2. Para diminuir a nossa aflição basta remover as ruinas!!!

    ResponderExcluir
  3. O título do blog me fez lembrar do filme "Eu sou a lenda" com Will Smith. Ao final ele encontra uma comunidade de humanos que estava se organizando para um recomeço na Terra. A mensagem foi dita, erramos, mas temos a oportunidade de um novo começo porque a vida humana merece uma nova chance.

    ResponderExcluir
  4. O Caos só colocado em questão pelo simples fato de o homem moderno, ter criado diversas facilidades e através da tecnologia, o que é algo muito recente se formos analisar o tempo da existência humana no planeta. Porém se colocarmos em questão os seres que sempre viveram e total harmonia com a natureza, como os indígenas, ai o paradigma muda porque para eles o caos é o que o homem tem feito a natureza e não o contrário.

    ResponderExcluir
  5. Não entendi o caos. A vegetação se recuperou por influência antrópica, mas só estava degrada pelo mesmo motivo, não?

    ResponderExcluir