Páginas

terça-feira, 12 de outubro de 2010

TED e Oceanografia


TED - Technology, Entertaining, Design - é uma pequena organização sem fins lucrativos devotada a difundir idéias (Ideas Worth Spreading). O portal da TED disponibiliza videos com duração média de 20min, onde conferencistas de peso, nas mais diversas áreas, apresentam suas idéias. Várias palestras da área de Oceanografia estão disponíveis, a maior parte delas com legendas em portugues. Abaixo estão três exemplos do que é realmente Oceanografia no melhor estilo:

Peter Tyack do  Woods Hole Oceanographic Institution  fala sobre o som no ambiente marinho e mostra como as baleias utilizam o som para se comunicar através de centenas de quilometros nos   oceanos.



 John Delaney da Universidade de Washington mostra como uma rede de câmeras e sensores de alta definição  transformarão o oceano em um laboratório global interativo - gerando uma explosão de dados nunca antes vista.



Barbara Block da Universidade de Stanford fala sobre o comportamento dos atuns e outros peixes  como resultado de suas pesquisas utilizando "tracking devices".

 

Dica: no canto inferior esquerdo, clique em "View Subtitles" e escolha o idioma da legenda

Um comentário:

  1. Parabéns pela iniciativa Landim. Fiquei encantado com a qualidade das apresentações. O TED entrou agora na minha lista de "favoritos".

    abraços, Mauricio

    ResponderExcluir