Páginas

domingo, 6 de setembro de 2009

O Banco de Santo Antônio




O Banco de Santo Antônio situado próximo à entrada da Baía de Todos os Santos, já era mencionado no ano de 1531 por Pero Lopes de Souza, em seu diário de navegação (grafado em vermelho):
Domingo, 13 dias de Março, pola menhã éramos de terra quatro légoas e como nos achegámos mais a ela reconhecemos ser a Bahia de Todolos Santos, e ao meio dia entrámos nela faz a entrada norte sul. Tem três ilhas, ua ao sudoeste e outra ao norte e outra ao noroeste, do vento sul-sudoeste é desabrigada. Na entrada tem sete, oito braças de fundo. Há lugares pedra, há lugares arêa. E assi tem o mesmo fundo dentro na baía, onde as naos surgem. Em terra, na ponta do padrão, tomei o sol em 13 graos e um quarto. Ao mar da ponta do padrão se faz ua restinga d’arêa e há lugares de pedra. Entre ela e a ponta podem entrar naos, no mais baixo da dita restinga há braça e mea. Aqui estivemos tomando ágoa e lenha e corregendo as naos que dos temporaes que nos dias passados nos deram vinham desaparelhadas”. Diário de navegação de Pero Lopes de Souza (1530-1532).
Acredito que o trecho marcado em vermelho acima refere-se ao banco, uma vez que restinga é definida com uma língua de areia ou de pedra, aflorante ou não, que partindo do litoral se prolonga para o mar. De fato o banco é muito raso e força inclusive a rebentação das ondas durante as frentes frias. (quem tiver alguma outra interpretação entre no circuito)
As descrições do Banco de Santo Antônio e sua constituição são variadas, alguns até falam que esta estrutura é formada por corais, outros que se trata de parte do delta de maré vazante associado à saída da Baía de Todos os Santos. Muitas vezes ainda é referido como o famigerado Banco de Santo Antônio, pelos naufrágios que já causou.
A cobertura do Banco é essencialmente arenosa. Próximo à Ponta do Padrão (Farol da Barra) dunas hidráulicas são comuns devido à presença de correntes de maré mais intensas.


Este é uma registro com o perfilador de fundo, perpendicular ao Banco e orientado Oeste-Leste. Espaçamento entre as linhas tracejadas horizontais - 50m. Espaçamento entre as linhas tracejadas verticais - 10m.


"Tidal Sand Ridges" estão presentes no topo do banco (áreas alongadas em azul escuro na carta náutica) e são visiveis durante sobrevoos e imagens de satélite. Os dados mais recentes que dispomos, fruto de levantamento com perfilador de sub-fundo, sonar de varredura lateral e coleta de amostras superficiais sugerem que o Banco pode até mesmo ter uma origem estrutural (alto do embasamento ???) com uma cobertura de areia. É preciso entretanto esperar ainda um pouco mais até concluirmos esta pesquisa.

2 comentários:

  1. muito interessante,

    depois eu queria ter acesso aos trabalhos anteriores aos que o Lab. de estudos costeiros vem desenvolvendo,

    grande abraço

    ResponderExcluir
  2. Se não me engano, o termo "restinga" em Portugal pode possuir o mesmo significado que "recife".

    ResponderExcluir