Páginas

domingo, 27 de setembro de 2009

Brasiliana - A Formação Barreiras

Menos de um século após o descobrimento do Brasil, grande parte da toponímia utilizada para descrever a costa brasileira já estava estabelecida. Os primeiros cronistas que por aqui passaram não só já utilizavam esta toponímia, como ofereceram descrições detalhadas das nossa paisagens costeiras. Nesta série, chamada Brasiliana eu gostaria de apresentar a paisagem costeira brasileira, conforme descrita por estes cronistas, complementada por uma discussão do seu significado geológico. A primeira destas é a paisagem da chamada Costa do Descobrimento (sul da Bahia), descrita em grande detalhe na carta de Pero Vaz de Caminha.                  


                                                     



".... e neeste dia a oras de bespera ouuemos vista de tera a saber primeiramente Dhuu gramde monte muy alto e redondo e doutras serras mais baixas ao sul Dele e de terra chãa com grande arvoredos, ao qual monto alto o capitam pos Nome o monte pascoal e aa tera da vera cruz....." 


 “ … traz ao lomgo do mar em alguas partes grandes barreiras delas vermelhas e delas bramcas e a terra per cima toda chãa e muito chea de grandes aruoedos" 


A Formação Barreiras bordeja a zona costeira brasileira desde o Estado do Pará até o Estado do Rio de Janeiro. Tradicionalmente tem sido interpretada como resultado da deposição em sistemas aluviais. Trabalhos mais recentes, mostram entretanto,  que a deposição desta formação se deu em parte em ambientes costeiros transicionais tais como estuários e planícies de maré, como resultado de um nível de mar alto durante o Mioceno médio-inferior. Neste link da Revista Geologia da USP, existe uma coletânea de trabalhos disponíveis para " download" . Esta é uma coletânea de trabalhos apresentados no simpósio " Significado Geológico da Formação Barreiras", ocorrido em outubro de 2005, em Guarapari (ES), como parte da programação do X Congresso da Associação Brasileira de Estudos do Quaternário (ABEQUA). 


2 comentários:

  1. Olá, meu nome é Athos Menezes, sou estudante da Universidade de Pernambuco e gostaria de saber
    Gostaria de saber a diferença entre grupo barreiras e formação barreiras? Já que diversos artigos trazem definições semelhantes, como: "A Formação Barreiras bordeja a zona costeira brasileira desde o Estado do Pará até o Estado do Rio de Janeiro."


    Desde já agradeço a resposta para minha humilde dúvida, obrigado!

    ResponderExcluir
  2. Athos, a diferença é somente na nomenclatura, enquanto alguns autores definem como 'formação' outros definem como 'grupo' uma vez que as vezes não há um consenso entre eles.

    ResponderExcluir