".... e neeste dia a oras de bespera ouuemos vista de tera a saber primeiramente Dhuu gramde monte muy alto e redondo e doutras serras mais baixas ao sul Dele e de terra chãa com grande arvoredos, ao qual monto alto o capitam pos Nome o monte pascoal e aa tera da vera cruz....."
“ … traz ao lomgo do mar em alguas partes grandes barreiras delas
vermelhas e delas bramcas e a terra per cima toda chãa e muito chea de grandes
aruoedos"
A Formação Barreiras bordeja a zona costeira brasileira desde o Estado do Pará até o Estado do Rio de Janeiro. Tradicionalmente tem sido interpretada como resultado da deposição em sistemas aluviais. Trabalhos mais recentes, mostram entretanto, que a deposição desta formação se deu em parte em ambientes costeiros transicionais tais como estuários e planícies de maré, como resultado de um nível de mar alto durante o Mioceno médio-inferior. Neste link da Revista Geologia da USP, existe uma coletânea de trabalhos disponíveis para " download" . Esta é uma coletânea de trabalhos apresentados no simpósio " Significado Geológico da Formação Barreiras", ocorrido em outubro de 2005, em Guarapari (ES), como parte da programação do X Congresso da Associação Brasileira de Estudos do Quaternário (ABEQUA).
Olá, meu nome é Athos Menezes, sou estudante da Universidade de Pernambuco e gostaria de saber
ResponderExcluirGostaria de saber a diferença entre grupo barreiras e formação barreiras? Já que diversos artigos trazem definições semelhantes, como: "A Formação Barreiras bordeja a zona costeira brasileira desde o Estado do Pará até o Estado do Rio de Janeiro."
Desde já agradeço a resposta para minha humilde dúvida, obrigado!
Athos, a diferença é somente na nomenclatura, enquanto alguns autores definem como 'formação' outros definem como 'grupo' uma vez que as vezes não há um consenso entre eles.
ResponderExcluir