O Estado do
Espirito Santo é, no Brasil, talvez aquele que mais intervenções sofreu em sua
linha de costa compreendendo obras de proteção e construção de portos.
Dois recentes projetos de recuperação de praia estão sendo finalizados na costa
do Espirito Santo. Estes projetos envolveram intervenções em larga escala para
conter o processo de erosão costeira. Ambos os projetos incluiram uma
combinação de estruturas rígidas e engordamento de praia. As estruturas rígidas
apresentaram traçados inovadores para minimizar a intervenção com o transporte
litorâneo. O custo das intervenções também foi bastante elevado, algo em torno
de 40 milhões de reais em cada obra.
Conceição
da Barra - está localizada na extremidade norte do delta do rio Doce na
desembocadura do rio São Mateus, uma área portanto de risco para ocupação devido
à grande variabilidade na posição da linha de costa. Este variabilidade dentre
outros aspectos é resultado da dinâmica do delta de maré vazante associado à
desembocadura do rio São Mateus.
Localização de Conceição da Barra
Desembocadura do Rio São Mateus mostrando o Delta de Maré Vazante e o trecho experimentando erosão
Projeto de proteção da linha de costa elaborado pelo DHI (Dinamarca) consistindo de um enroncamento na foz do rio São Mateus e quatro "ferraduras" posicionadas a uma certa distância da linha de costa, com o espaço preenchido com areia (aterro hidráulico) de modo a formar uma praia ampla, o que oferece uma proteção adicional contra a erosão. O posicionamento destas estruturas a uma certa distância da linha de costa tem o efeito benéfico de não impedir o trânsito de banhistas ao longo da praia.
Foto aérea da obra em implantação com duas "ferraduras" implantadas e uma delas parcialmente preenchida com aterro hidráulico ((Fonte: SkyscraperCity).
Foto aérea da obra em implantação. Observem as 04 "ferraduras" implantadas com três delas já preenchidas com aterro hidraúlico (Foto: Zé Carlos - Mucuri)
Marataízes - está localizada a sul de Vitória proximo à divisa com o Estado do Rio de Janeiro. Trata-se de uma região que experimentava "erosão severa, porém não está associada a uma embocadura fluvial.
Localização de Marataízes
Marataizes e o trecho em erosão.
Projeto proposto pelo DHI para recuperação da praia em Marataízes. Inclui também a construção de 04 "ferraduras"e 02 enroncamentos nas terminações do trecho. A figura acima apresenta uma simulação para o periodo do verão (esquerda) e inverno (direita). Observem que o formato em ferradura dos enrocamentos minimiza a perda de sedimentos para costa-afora e mantem a praia livre para o trânsito de pedestres. Do mesmo modo que em Marataízes foi utilizado aterro hidráulico para preencher o espaço entre as "ferraduras" e a linha de costa (Fonte: DHI).
Obra em execução - "ferradura" implantada e aterro hidráulico (Fonte: SkyscraperCity).
Obra em execução - aspecto da praia após o aterro hidráulico. Observar a praia larga e desimpedida que oferece ampla proteção para a linha de costa. Ao mesmo tempo as ferraduras podem no futuro vir a ser utilizadas para projetos paisagisticos e implantação de estruturas de apoio aos banhistas (Fonte: SkyscraperCity).
Embora eu não tenha me dedicado a estudar em detalhe o processo de erosão nestas duas localidades, minha suspeita é que (principalmente no caso de Conceição da Barra), a ocupação urbana avançou na faixa ativa de variabilidade do perfil praial. Se pelo menos uma faixa de recuo adequada tivesse sido adotada na época da ocupação, grande parte do dinheiro investido poderia ter sido economizada. O problema é que na época em que a ocupação começou, muito provavelmente a erosão costeira não era uma preocupação como agora.