Páginas

sexta-feira, 5 de março de 2010

HIRESE - A Camera do Povo

HIRESE - High Resolution Imaging Science Experiment Launched in August of 2005, é uma câmera de alta resolução colocada a bordo da missão Mars Reconnaissance Orbiter (MRO). O objetivo do HiRISE é investigar depósitos e formas de relevo resultantes de processos geológicos e climáticos produzindo imagens de excelente qualidade e alta resolução (1m). O portal e a coordenação do projeto estão hospedados na Universidade do Arizona (link). Todas as imagens adquiridas estão lá para qualquer um acessar e fazer o "download". No exemplar de março da Nature Geoscience existe uma pequena matéria intitulada  Peoples's Camera (link) chamando atenção para a criação do programa HiWish (link) onde qualquer um pode se cadastrar e sugerir áreas de interesse a serem imageadas pela câmera de alta resolução. Cerca de 3000 pessoas já se cadastraram e 700 sugestões de alvos a serem imageados já foram submetidas. Isto é muito interessante, pois já que o projeto foi financiado com recursos públicos nada mais justo que os contribuintes possam usufruir do mesmo. Para uma seleção de imagens,  acesse o portal da Universidade do Arizona ou este link. Abaixo uma pequena mostra:

 Trilhas deixadas pela passagem de pequenos tornados, que removem a poeira superficial expondo o substrato escuro de material com composição basáltica.

 
Pequeno tornado em ação. Canto superior esquerdo da imagem.

Dunas geradas pelo vento. A cor escura das areias é porcausa da composição basaltica dos grãos.

Depósitos sedimentares estratificados

Uma avalanche em ação. Material fino (gelo+poeira) desmoronou da borda da escarpa. 

É assim que as coisas vão funcionar no futuro: informação livremente acessivel. No Brasil faz algum tempo já temos nossa "Camera do Povo", embora que ainda não tão interativa. Trata-se do CBERS (Satélite Sino-Brasileiro de Recursos Terrestres). Até outubro do ano passado 700.000 imagens já haviam sido distribuidas gratuitamente. A facilidade de acesso, possibilitada por esta iniciativa,  serviu para popularizar o uso de imagens de satélite na comunidade em geral. Esta é sem dúvida a maneira correta de proceder com dados gerados com dinheiro público. O livre acesso maximiza o retorno dos recursos publicos investidos. 

 Imagem CBERS da Baía de Guanabara (Fonte: INPE)

Dado guardado é dado que não existe, é desperdício de recursos públicos. Portanto o melhor uso que pode ser dado aos nossos impostos é a livre disponibilização dos dados produzidos. Os resultados advindos deste livre uso apresentam crescimento exponencial.

Um comentário: