Páginas

domingo, 30 de janeiro de 2011

A Barra do Rio Jequitinhonha Fechou

O rio Jequitinhonha localizado na região sul do Estado da Bahia, construiu um expressivo delta dominado por ondas associado à sua embocadura. Até a década de 60/70 o rio desaguava no mar através de uma única desembocadura. A partir da decada de oitenta do seculo passado a acumulação de areia na foz originou uma ilha que forçou a bifurcação do canal, de modo que o rio passou a ter duas desembocaduras. Em  dezembro passado o jornal "A Tarde" publicou uma pequena notícia com o título de "Foz do Jequitinhonha em Belmonte sofre processo de desertificação e prejudica pescadores" relatando que a barra sul havia fechado, prejudicando a saída dos pescadores locais para o mar.

Faz algum tempo que venho observando a evolução da foz do rio Jequitinhonha, principalmente no Google Earth e com os dados que disponho da minha dissertação de mestrado (1983). Abaixo algumas fotos ilustrando a evolução da foz do rio Jequitinhonha.

 Desembocadura do rio Jequitinhonha em 1960 (esquerda) e 2005 (direita). A linha vermelha é  a linha de costa de 1960. 

Observem as mudanças dramáticas no canal do rio, na foz e a norte da foz. A mudança do canal foi artificial. Na decada de 70 ou 80 a prefeitura de Belmonte, cortou artificialmente o canal atual, pois a cidade estava ameaçada pela erosão. Pelo visto funcionou. Talvez esta mudança no curso do rio tenha resultado no aparecimento da ilha na desembocadura, causando a bifurcação do canal. Acontece que deltas dominados por ondas, principalmente em regiões de elevada energia como a nossa, não apresentam distributários, pois é muito dificil o rio fazer frente ao mar, divivindo suas "forças".  O esperado portanto era que em algum momento uma das duas desembocaduras fechasse. Observem que em 2005, a barra sul já estava muito assoreada. O transporte de sedimento agora está direcionado para norte, onde  a linha de costa avançou até 1 km mar adentro.  O trecho a sul está experimentando um processo acelerado de erosão, que deve possivelmente se estender por vários anos.

 Desembocadura do rio Jequitinhonha em dezembro de 2010. A linha vermelha é  a linha de costa de 1960. 
Observem que a barra sul está fechada.

 Barra sul do rio Jequitinhonha fechada. Visada para norte. Compare com a foto anterior de dezembro de 2010.

Em ciências históricas como a geologia, o tempo é um componente muito importante. A passagem do tempo nos permite testemunhar as mudanças, como neste caso e adquirir "insights" que de outro modo seriam quase impossíveis.