Páginas

sábado, 27 de fevereiro de 2010

Geologia Atrai os Cientistas Menos Brilhantes ????

Harold Urey, ganhador do prêmio nobel de química de 1934, em uma carta ao administrador associado da NASA, George Mueller (ano 1969) assim se referiu aos geólogos:

"You have turned heavily to geologists. I know of some great, brilliant geologists, but mostly they are a second rate lot... We all know that geology attracts the less brilliant type of scientists." (Fonte: Mackenzie, D. 2003. The Big Splat or How the Moon Came to Be)

 

Não existe Prêmio Nobel na área das Geociências (Geologia-Geofísica-Oceanografia). Quando o prêmio foi criado em 1901, estas áreas ainda não constituiam profissões formalizadas. De qualquer maneira a provocação é interessante para nos fazer refletir sobre as contribuições que as Geociências trouxeram para a humanidade.

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Theia

Na mitologia grega Theia era a mãe de Selena (a lua). Theia é também o nome de um planeta, aproximadamente do tamanho de Marte, que no inicio da formação do sistema solar, se chocou com a Terra, dando origem à Lua. Foi este episódio, fruto do acaso, que terminou favorecendo o aparecimento da tectônica de placas, a presença de água no planeta e deste modo a própria origem da vida.
Concepção artística do Impacto entre Theia e a Terra (Nasa/JPL)
Durante o impacto o nucleo metálico de Theia penetrou nosso planeta e se juntou ao nucleo terrestre pre-existente. Isto tudo tem mais a ver com a Geologia Marinha do que à primeira vista poderiamos imaginar.

Modelo de Formação da Lua (The Big Splat). Fonte: The planet that stalked the Earth New Scientist vol 183 issue 2460 - 14 August 2004, page 26

Joseph L. Spradley lista algumas das principais implicações desta colisão, principalmente nos aspectos relacionados a origem da vida (link)

1. O impacto removeu uma grande quantidade de gases estufa: uma atmosfera mais fina favorece a fotossintese. Em Venus a pressão atmosférica é 90 vezes maior que na Terra e 96% da atmosfera é CO2. Temperatura na superfície 460 graus centígrados.

2. A colisão aumentou a velocidade de rotação da terra para 6 horas e inclinou o eixo de rotação favorecendo uma faixa de temperatura ideal (Em Mercurio a velocidade de rotação é 59 dias, em Venus é 243 dias).

3. A colisão resultou em um núcleo maior o que associado a uma velocidade de rotação maior resultou em um campo magnético mais forte, que deflete o vento solar preservando a atmosfera e protegendo a vida. Marte por exemplo no passado já teve um campo magnético forte, que desapareceu devido ao resfriamento de seu núcleo.

4. A contribuição do nucleo metálico de Theia que foi incorporado ao da Terra, resultou em um campo gravitacional mais forte que ajudou a reter o vapor d'água que depois se condensou e formou os oceanos. Em Marte a ausencia de um campo magnético associado a um campo gravitacional mais fraco resultou em perda da atmosfera muito cedo.

5. A queda de minerais siderofilos de volta à Terra após o impacto, explica o porque o manto da Terra é relativamente enriquecido em metais em comparação por exemplo com a Lua. A presença destes minerais siderofilos no manto, posteriormente reciclados e concentrados na crosta pela tectônica de placas é importante não apenas para a vida no planeta como também permitiram que uma civilização tecnológica aparecesse na Terra.

Formação Ferrifera Bandada - nosso principal minério de ferro. Sem Theia estas concentrações de metais não se formariam na crosta terrestre (Imagem: wikipedia)

6. A Tectonica de Placas, exclusiva da Terra, é facilitada pela presença de uma crosta mais fina e de água que diminui o ponto de fusão dos sillicatos no manto. Sem tectônica de placas e o controle que ela exerce no ciclo do carbono e na formação dos continentes e reciclagem das rochas, seriamos hoje um planeta "morto".



Para baixar o artigo, use o link

7. A presença de uma Lua mais próxima e uma velocidade de rotação maior de nosso planeta deu origem a grandes marés que ajudaram a enriquecer os oceanos de minerais e nutrientes, logo após a sua formação. De outro lado o torque exercido pela Lua no nosso planeta reduziu a velocidade de rotação da Terra, diminuindo a velocidade dos ventos e melhorando as condições para a evolução da vida na Terra. A diminuição da velocidade de rotação faz a Lua se afastar da Terra a uma taxa de aproximadamente 3,8 cm/ano. No Devoniano um ano terrestre tinha cerca de 400 dias, e cada dia durava cerca de 22 horas.
Fonte: Scrutton, CT. Periodicity in Devonian Coral Growth - Paleontology, vol 7, Part 4, 1964, pp552-8
8. Finalmente a presença da Lua estabilizou a inclinação do eixo de rotação da Terra dando mais estabilidade às estações. Em Marte por exemplo a inclinação do eixo de rotação pode variar entre 10 e 50 graus num intervalo de tempo de 100 milhões (ou 15 a 35 graus num periodo de 125.000 anos) devido a ausencia de uma Lua suficientemente grande para estabiliza-lo. Em comparação o angulo de inclinação da Terra varia entre 22,1 e 24,5 graus em um intervalo de tempo de 41.000 anos.
 
Se não fosse a Lua, a Terra seria um planeta muito diferente e muito mais instavel climáticamente.
Deste modo, assim como os demais fenômenos geológicos, onde a herança geológica exerce um forte controle, a origem do nosso planeta é fruto também de uma contingência histórica e do acaso. Não é portanto possível entender a origem da vida e de processos geológicos como a tectônica de placas e outros aspectos singulares ao nosso planeta, sem contextualizar e sem entender como a própria história de formação da Terra contingenciou a sua evolução futura.

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

A Geologia Marinha no Mundo Real

A UFBA (Universidade Federal da Bahia) num passado não muito distante já teve um "navio" oceanográfico, o Caruana (veja foto abaixo) onde eu tive oportunidade de embarcar em algumas ocasiões durante a minha graduação. No final da década de 80 o Caruana foi alienado por falta de recursos da universidade para mante-lo. 
 NOc Caruana - "navio" oceanográfico da UFBA, alienado ao final da década de 80.

Hoje nossa pesquisa em Geologia Marinha depende de embarcações alugadas, na maioria das vezes muito precárias. Recentemente (janeiro 2010) um grupo de alunos realizou uma campanha na borda da plataforma no sul da Bahia (Ilhéus-Comandatuba) capitaneados pela profa. Alina Nunes (ex-aluna de doutorado do IGEO-UFBA) para realização de batimetria e coleta de amostras geológicas (projeto Plataforma Estreita - financiado pela Fapesb). A expedição durou cinco dias contínuos de mar (sem retorno ao continente e sem contato com o mundo exterior). As fotos que ilustram esta postagem mostram a precariedade das condições de trabalho,  que incluiu até mesmo uma abordagem por possíveis "piratas" (o momento mais tenso da viagem). De qualquer maneira a expedição foi muito bem sucedida e tudo que foi planejado foi executado.
 
NOc Peroa utilizado em trabalho de campo na borda da plataforma continental de Ilhéus-Comandatuba
 
 
Pesquisadores se preparam para dormir no convés do NOc Peroá
 
 
Pesquisadora Luiza Silva nos afazeres diários

Dia a dia da coleta de amostras

 
Guincho ATP (Adenosina Tri-Fosfato)

Uma amostra

 
O "azul" 

Ainda como desdobramento da postagem anterior é muito importante que os viciados na lei 8666, vejam estas fotos antes de glosarem as notas da prestação de contas.

domingo, 7 de fevereiro de 2010

8666 - Cuidado é Infecciosa


Andei meio fora do ar uns tempos em grande parte por causa da cruel burocracia que regulamenta o uso do dinheiro público nas atividades de pesquisa no país. Como a quase totalidade dos recursos para pesquisa é sob a forma de dinheiro público, todo mundo vem experimentando de uma maneira ou de outra o peso crescente desta burocracia no dia a dia da pesquisa, principalmente aqueles recursos administrados diretamente pelas universidades ou suas fundações. O fato é que a situação está beirando à quase completa estagnação.

Na wikipedia a origem da palavra é descrita da seguinte maneira: "O termo latino burrus, usado para indicar uma cor escura e triste, teria dado origem à palavra francesa bure, usada para designar um tipo de tecido posto sobre as escrivaninhas das repartições públicas. Daí a derivação da palavra bureau, primeiro para definir as mesas cobertas por este tecido e, posteriormente, para designar todo o escritório". A burocracia é de fato esta cor escura e triste que nos últimos anos foi progressivamente se entranhando e ocupando espaços cada vez maiores no nosso dia a dia da pesquisa, esmagando, sufocando o entusiasmo.

Onde o importante é se cumprir o ritual de procedimentos e onde os resultados não tem praticamente importância. Um mundo kafkeano, onde um absurdo se sucede ao outro. Vou para o campo, preciso de gelo para preservar as amostras: "...só com três cotações, mas não se preocupe não professor que eu já trabalhei num setor que fazia cotação de gelo". Se acabar uma bateria para um GPS, se precisar de uma corda, se precisar realizar uma solda em um aparelho que quebrou. Tudo isto só com três cotações. E não adianta gastar do seu bolso, pois o ressarcimento de despesas está proibido. Nem pode tirar adiantamento, pois também está proibido.  Alias, tudo está proibido.  A não ser é claro que se ache um jeitinho, que fulano autorize, ou sicrano dê um parecer ou beltrano justifique.

Modificado da capa do livro de James Hawes: Why You Should Read Kafka Before You Waste Your Life 

Comprar um cartucho para impressora ou um anti-virus é um procedimento que gera algumas dezenas de folhas e pelo menos 03 a 06 meses. Fui fazer um trabalho de campo em abril e só recebi as diárias no dia 30 de dezembro. Minha aluna de doutorado que ousou defender sua tese em janeiro, pagou a passagem, a hospedagem e a comida dos membros da banca com seus recursos. Não existe argumentação, não existe racionalidade, nem economia de recursos com estes procedimentos. Na realidade ocorre desperdicio do recurso publico, se contabilizarmos os custos administrativos, as horas perdidas mas acima de tudo a brutal perda de eficiência no uso dos recursos. Existe sim é a satisfação neurótica do funcionário, em apontar que está faltando uma vírgula no formulário e que por isto, tudo terá que ser refeito: "Não tem problema não professor, o Sr. preenche de novo o formulário, re-envia e com 15 dias está tudo resolvido, ah! e pode entregar direto no protocolo!".

Trabalhar com pesquisa, como em  Geologia Marinha,  não é a mesma coisa que comprar uma frota de carros ou um lote de papel higiênico. É impossível se fazer qualquer trabalho no mar nas condições impostas pela Lei 8666.

Tudo isto decorre da famigerada lei das licitações, a famosa Lei 8666 (link) e suas aparentadas. Protestos existem vários, a toda a hora na televisão, nos jornais, nas revistas, do Presidente, do Governador, do Reitor. A Lei porém ganhou uma vida própria e eu tive oportunidade de testemunhar a transformação lenta, mas segura, de pessoas que eram contra, e pouco a pouco foram se contaminando pela Lei 8666 e hoje estão irremediavelmente infectadas. É por isto que ela sobrevive, já tem muita gente contaminada neste nosso país que adora cartórios.


P.S.: não se preocupem que isto não vai virar uma série, não estou contaminado.